Espaço de Cultura

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Este Blog foi criado com intuito de tornar acessível a um maior número possível de pessoas,a troca de experiêncais e a divulgação do que temos de melhor na cultura da Região Sisaleira,tornando o meio virtual um local de interatividade.Neste blog,uma equipe de quatro alunos do curso de Geografia da Uneb/Campus XI estarão postando fotos,artigos,relatos,entrevistas,mensagens, poemas,entre outras formas de expressão cultural. Compõe esta equipe os seguintes discentes:Angelita Bispo,Crisângela Gardênia,Maria Aparecida Brito e Mariana Martins.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS TEXTOS: Cotidiano e Invenção – Os espaços de Michel de Certeau de Fábio B. Josgrilberg e : O senso comum e a vida cotidiana de José de Souza Martins.

No texto Cotidiano e invenção percebemos a concepção de espaço e lugar segundo Certeau; para ele, um “lugar” organiza seus elementos um em referência ao outro. Um lugar pode representar uma vitória sobre tempo. Este texto fala sobre o lugar controlado e o lugar praticado. Neste último está subentendido a noção de espaço. É um texto que traz a leitura de vários autores sobre as idéias de Certeau.

No segundo texto: O senso comum e a vida cotidiana, Martins enfatiza a importância do senso comum na vida cotidiana. Alerta que:

... é no instante das rupturas do cotidiano, que se instaura o momento da invenção, da ousadia, do atrevimento, da transgressão. Já não se trata de remendar as fraturas do mundo da vida, para recriá-lo. Mas dar voz ao silêncio, de dar vida à história. (p.64.)


Portanto, ambos os textos são importantes para que façamos uma reflexão sobre a nossa visão de mundo e nos leva a compreender as diversidades de culturas presentes em nosso cotidiano cientes de que fazemos parte de um espaço amplo e diverso.

Autoria: Angelita B.S.Lima

Nenhum comentário: