Espaço de Cultura

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Serrinha, Bahia, Brazil
Este Blog foi criado com intuito de tornar acessível a um maior número possível de pessoas,a troca de experiêncais e a divulgação do que temos de melhor na cultura da Região Sisaleira,tornando o meio virtual um local de interatividade.Neste blog,uma equipe de quatro alunos do curso de Geografia da Uneb/Campus XI estarão postando fotos,artigos,relatos,entrevistas,mensagens, poemas,entre outras formas de expressão cultural. Compõe esta equipe os seguintes discentes:Angelita Bispo,Crisângela Gardênia,Maria Aparecida Brito e Mariana Martins.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Formação Docente e Pluralidade Cultural

Torna-se uma tarefa imprescindível nos dias de hoje, reconhecer que a sociedade brasileira é composta por uma vasta diversidade cultural e ética, é pois multicultural. Num mesmo esforço, é preciso ainda conhecer a realidade social, marcada por discrepantes diferenças socioeconômicas, além das diferenças de raça, gênero e culturais.

Infelizmente a escola, que possui um papel formador e de valorização da diversidade cultura, é uma das instituições que vem contribuindo e produzindo grandes exclusões na sociedade. O professor neste processo, é um dos reprodutores das diferenças sociais e criador de estereótipo.

Sobre um olhar crítico é preciso uma tentativa de romper com o paradigma excludente, e procurar novas práticas que reconheçam e defenda a bandeira da diversidade cultural.

Ratificamos aqui, a necessidade de formação docente voltada a valorização da pluralidade cultural, e construção de práticas pedagógico-curriculares que contemple e considerem a diversidade, principalmente porque no seu local de trabalho – a escola - o docente se depara com diferentes tipos de alunado, e torna-se preciso ter o conhecimento das questões relacionadas a cultura, a raça, ao gênero, a fim de tornar o ambiente escolar um local de acolhimento, formação e não de exclusão e práticas adversas.

Em contra partida as questões relacionadas a educação-diversidade cultural têm sido exploradas sobre quatro enfoques principais: assimilação, reprodução, aceitação e conscientização. A assimilação vai de encontro ao paradigma estrutural-funcionalista, onde o professor possui uma postura acrítica, e os conhecimentos são transmitidos sobre o enfoque das questões culturais dos dominantes. A perspectiva crítica baseia-se numa abordagem crítico-reproducionista da educação. Possui uma visão reducionista da educação. Nas perspectivas de aceitação e conscientização esta inserida num movimento de resgate a espaço dentro da escola, este é um espaço de transformação, de troca de experiências, não se restringe, pois a um espaço de reprodução e exclusões. As relações sociais, dentro do espaço escolar são marcadas pela interação professor-aluno-escola, daí a necessidade de uma prática pedagógica propositiva que contemplem as questões relacionadas à diversidade cultural. Deve-se pois buscar a integração da realidade docente, com suas vivências e práticas, com a realidade do aluno, também com suas praticas e vivências cotidianas.

Urge romper com o abismo que separa os indivíduos e reproduz desigualdades. É necessário quebrar as visões estereotipadas - que muitas vezes são reproduzidas pelos próprios docentes – e os preconceitos a crianças faveladas, meninos de rua, deficientes, crianças negras, alunos com dificuldade de aprendizagem, crianças de escolas de classe baixa. E a escola tem o papel de transformação desta realidade, sendo o professor, um agente imprescindível para essas mudança.

Uma forma para mudança do paradigma instituído, é o docente procurar trabalhar a vivência do cotidiano de seus alunos. A prática pedagógica deve ser norteado pela valorização do saberes e fazeres do alunado, valorização da construção diária, cotidiana dos alunos, tratando inclusive como conteúdo de disciplinas, aquilo que é próximo dos alunos, o que é vivido. Tratar das questões culturais, raciais, questões de gênero, fazendo uma abordagem com os espaço vivido, com aquilo que cerca o mundo dos alunos, é uma atitude que promove e qualifica o desempenho dos alunos, tendo em vista que este se sentem bem mais cativados a trabalhar estas questões. Deste modo, a escola tornar-se um espaço de transmissão de valores e valorização da diversidade.

Uma questão emergente que ainda refere-se a temática da diversidade cultural é a necessidade de ruptura com o mito da democracia racial brasileira, desta forma precisamos compreender que não se pode mais admitir que desigualdades sociais, econômicas e raciais continuem a imperar na nossa sociedade. Neste sentido, o enfretamento, a não subjugação, a resistência, tornam fatores imprescindíveis no âmbito escolar.

Em suma trabalhar na formação docente a inserção de debates relacionados a diversidade cultural e a busca da conscientização cultural são passos importantíssimos para mudança da realidade do ensino e ruptura com os padrões instituídos pelas classes dominantes. O professor deve ser um conhecedor da realidade que cerca o ambiente escola e especialmente conhecedor da realidade do alunado. Deve-se buscar uma aproximação maior com a realidade discente, bem como torna-se necessário uma conscientização por parte dos docentes no sentido de mobilizar novas práticas e adotar novas posturas para que novas tessituras sejam desenhadas, construindo uma sociedade plural, mas que ao mesmo tempo respeite as individualidades e particularismo dos diversos grupos, uma sociedade onde de fato exista uma PLURALIDADE CULTURAL.

REFERÊNCIA: CANEN, Ana. Universos culturais e representações docentes: subsideos para a formação de professores para a diversidade cultural. In: Educação e Sociedade. Ano XXII, nº 77, Dez/2004.

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