Espaço de Cultura

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Este Blog foi criado com intuito de tornar acessível a um maior número possível de pessoas,a troca de experiêncais e a divulgação do que temos de melhor na cultura da Região Sisaleira,tornando o meio virtual um local de interatividade.Neste blog,uma equipe de quatro alunos do curso de Geografia da Uneb/Campus XI estarão postando fotos,artigos,relatos,entrevistas,mensagens, poemas,entre outras formas de expressão cultural. Compõe esta equipe os seguintes discentes:Angelita Bispo,Crisângela Gardênia,Maria Aparecida Brito e Mariana Martins.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

MOVIMENTOS ANTI-GLOBALIZAÇÃO

É um movimento diferente dos outros movimentos. Surgiu no século XX e nega a forma grosseira como o capitalismo se reproduz e busca encontrar soluções alternativas para os problemas sociais geradas pelo capitalismo. O exemplo do movimento de Seattle 1998 é tido como referencial, pois colocou o movimento na mídia.

Na verdade o movimento antiglobalização é um grupo formado por indivíduos que tentam mudar o cenário político mundial. Atuando em rede e bem articulados, conseguiram ganhar visão em proporções globais. Foi de grande importância o surgimento deste movimento, pois colocou à tona os efeitos destrutivos que o modo de vida capitalista causa nos humanos no mundo animal e vegetal.

Esse movimento permitiu denunciar de maneira clara as contradições globalizantes do capitalismo e a forma cruel como ele destrói as individualidades e particularidades da ação humana, a sua cultura e tradição. Foi uma forma de resistência e necessidade de se criar um novo modelo que busque o desenvolvimento econômico que tenha o respeito à justiça e a igualdade social.

Este movimento é composto por varias outras organizações sociais e variados grupos. A maioria das organizações que compõe o movimento não é totalmente contra a globalização, mas defendem a necessidade de mudar a forma de como este processo se desenvolve. O abismo existe entre ricos e pobres.

Entre 1998 e 2001 o movimento lutou principalmente para as questões de relação entre os paises, como por exemplo, a anistia da divida dos paises pobres. Lutou-se também pelos direitos humanos, as manipulações genética, a destruição do meio.

A mídia e as ferramentas tecnologias têm servido como apoio para divulgação dos movimentos. A internet tornou-se o principal instrumento de comunicação.

Ressaltamos aqui a importância deste tipo de movimento contra massificação imposta pelo capitalismo que apregoa a unificação do discurso, da cultura, bem como ressaltar a importância de atuação do mesmo. Reagir contra os efeitos drásticos do capitalismo e globalitarismo cruel torna-se uma necessidade urgente da sociedade atual e uma maneira de minimizar os efeitos daninhos imposto pelo sistema.

Baseado no livro de Maria da Glória Gohn "Movimentos Sociais no inicio do século XX: antigos e novos atores sociais."

Nenhum comentário: