Espaço de Cultura

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Este Blog foi criado com intuito de tornar acessível a um maior número possível de pessoas,a troca de experiêncais e a divulgação do que temos de melhor na cultura da Região Sisaleira,tornando o meio virtual um local de interatividade.Neste blog,uma equipe de quatro alunos do curso de Geografia da Uneb/Campus XI estarão postando fotos,artigos,relatos,entrevistas,mensagens, poemas,entre outras formas de expressão cultural. Compõe esta equipe os seguintes discentes:Angelita Bispo,Crisângela Gardênia,Maria Aparecida Brito e Mariana Martins.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

O lugar Controlado

"Espaço" e "lugar" - aparato disciplinador.
Tais expressões não são termos opostos, mas dois aspectos de um unico tema extremamente complexo: a organização dinâmica de uma sociedade, para Certau o "Lugar" indica um "lugar próprio"onde os elementos que constituem estão organizados de forma estável . Uma ação que organiza seus elementos sem considerar seus movimentos. O"lugar" é organizado por"estratégias", essas determinam um lugar que pode ser administrado em relação a uma exterioridade composta de alvos e ameaças.
Michel de Foucault se tornou conhecido por suas análises da organização disciplinar ou das chamadas micropolíticas de poder que controlam a sociedade. A reflexão foucaultiana se baseia em procedimentos estratégicos de um intelectual sustentado pelo poder de suas posição na academia.
A disciplins e a anti disciplina são partes da mesma equação. Certeau não pretende negar o poder do "aparato disciplinar" ou dos "procedimentos estratégicos" que organizam o espaço. Antes, ele dirigesua atenção ao status de seus discursos e como eles são recebidos ou "consumidos". Tecnlogias principais de poder: o soberano (punição tirânica), a punição analógica (la cité punitive) e a instituição administrativa.
Tecnologai do poder que se espalha por inúmeros procedimentos e com um objetivo semelhante: o controle e a observação do corpo. A chaveaqui é "disciplina". Docilidade - relação de utilidade com o poder que organiza o espaço.
A divisão de espaço e a disposição de seus elementos viam uma ordem. Também é necessário controlar as atividades de cada lugar. o controle de tais atividades exige o gerenciamento de tempo, a organização de ciclos de repetições e a limitação de ocupações específicas dentro de um lugar.
"O poder se articula diretamente sobre o tempo", a partir do controle de uma dispersão temporal que lhe escapa (Ibidem, p.188). Sgundo ele, o aparato disciplinar determina um tempo linear, onde cada momento está relacionado um ao outro, orientado a um final (Ibidem, p.188). Esse tempo serial é efeito da disciplina (Ibidem, p.188).
"No exercício que se impõe a ele e ao qual ele resiste, o corpo desenha suas correlações essenciais e rejeita espontaneamente o incompatível". Essa rejeição do corpo acontece quando a técnica disciplinar aplicada é por demais artificial.
Certeau, por sua vez, busca desde o princípio teorizar sobre essas possibilidades de resistência. A importância da análise de Foucault sobre o aparato disciplinar não é negado por certeau.
Saliente-se também a importância que ambos os autores à escrita. Para ele, a disciplina como tecnologia do poder não substitui os outros poderes, mas os infiltra para garantir uma melhor distribuição de poder. Há algo que foge ao controle. Mais o que os sujeitos de sua individualidade e das tarefas a eles designado pelo aparatodisciplinar não tem relevancia para Foucault.
A máquina estruturistica de Certeau e o aparato disciplinar de Foucault compartilham um vasto campo comum. Certeau atende a história "no sentido de historiografia", ou seja, "História como prática". Quanto a história, Certeau questiona sua capacidade e a dos historiadores de representarem o real. "o historiador escreve, ele produz o lugar e um tempo". Cada método ou cultura apresenta o seu conjunto de operações para controlar e organizar o espaço, métodos que podem variar de um periodo histórico para outro.
Para Certeau, o historiador trabalha entre duas categorias do real: o conhecimento e o implicado. O trabalho do historiador, dessa forma, oscila entre essas duas categorias: o implicado e o conhecido. Para Certeau, o historiador modifica o espaço de forma semelhante a um urbanista ou um arquiteto. A transformação da natureza, mais uma vez, depende sempre de um lugar e das tecnicas de produção disponiveis ao historiador em um dado período.
Escrita - a escrita tem um carater
mítico e ritualista, articulando ausência e produção dentro de um espaço.







Nenhum comentário: